Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Modelo de avião que caiu teve dois incidentes registrados nos EUA

Britânico RJ-85, de 4 turbinas, teve pane hidráulica em 2005 em pouso. Piloto do Chapecoense reportou 'falhas elétricas graves', diz entidade.



O órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos nos EUA, no NTSB, registra em seu site apenas dois incidentes com a aeronave Avro RJ-85, o modelo do avião que caiu na Colômbia com o time do Chapecoense na madrugada desta terça-feira (29), deixando mais de 70 mortos.

A aeronave é fabricada pela British Aerospace em parceria com a BAE Systems e a Avro International, e o modelo que caiu deixou de ser produzido em 2001. O avião que caiu na Colômbia tinha quatro turbinas de grande porte, produzidas pela Textron Lycoming ALF 502R-5, e teve inicialmente uso militar. Sempre há dois pilotos a bordo.
Originalmente, o nome deste modelo era British Aerospace 146 (BAe-146), mas a aeronave passou por aperfeiçoamentos para e, a partir de 1992, passou a usar as designações RJ com três tipos de modelos: RJ70, RJ85 e RJ100.

Incidentes


Conforme o NTSB, houve dois casos de incidentes de pequeno porte envolvendo o RJ-85. O primeiro deles foi registrado em outubro de 2005 na cidade de Oklahoma, nos EUA, quando uma aeronave pousava e teve problemas na pressão hidráulica, que levaram à entrada da pressão na cabine de comando e de passageiros.
Passageiros e tripulantes foram evacuados com poucos danos. O relatório final de investigação diz que havia um defeito de fabricação que resultou em fadiga no sistema de pressão hidráulica.

O outro problema constatado com um Avro RJ-85 ocorreu em outubro de 2013, em Norwich, na Inglaterra. Sobre este incidente, o site do NTSB não tem informações.
É possível que haja outros acidentes envolvendo este modelo em outros países e cujas investigações não contaram com a participação da entidade de apuração norte-americana.

Informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos, desrespeitosos e de baixo calão, serão deletados imediatamente, por isso nem tente!!